A proteção pessoal e os EPIs para o agronegócio

Equipamentos Máquinas e Equipamentos

Assim como as pessoas de diversas áreas de produção utilizam equipamentos que as protegem, no setor agrícola, o EPI rural é uma ferramenta de trabalho e o seu uso é muito importante para preservar a saúde do homem no campo. Por isso, ele se tornou obrigatório por lei.

Luvas nitrílicas ou de neoprene

Essas luvas protegem as mãos contra contaminações químicas. É importante usá-las durante o tempo todo que manusear o produto. Caso a aplicação seja direcionada para cima, as luvas devem ser colocadas do lado de fora da manga. Quando for direcionada para baixo, as luvas devem estar do lado de dentro da manga.

Avental

Ele protege contra vazamentos e respingos. É muito importante que, durante o preparo da calda, o avental seja usado na parte da frente do corpo. Já durante a aplicação, ele deve ser usado atrás, como forma de minimizar o atrito ou evitar a contaminação nas costas em situações como o uso de pulverizadores costais.

A proteção pessoal e os EPIs para o agronegócio
pixabay

Botas

Devem ser fabricadas em material de PVC, que é impermeável. Botinas de couro podem absorver o agrotóxico. Use-as por dentro das calças para evitar que o produto escorra para os pés. Por isso, é importante que as botas sejam de cano longo resistente e do tamanho adequado

Vestimenta

Preferencialmente deve ser feita com tratamento hidrorrepente para oferecer segurança e conforto térmico ao usuário. Quando necessário, algumas partes, como braços e pernas, podem ser impermeáveis para oferecer mais proteção ao operador. Escolha vestimentas que ofereçam qualidade e durabilidade.

Muitas vezes, encontramos no mercado EPIs de baixo custo com baixa qualidade. Isso prejudica a segurança do operador, uma vez que esses itens não têm características de proteção recomendadas. Além disso, a baixa durabilidade exige que o EPI seja trocado com poucas horas de trabalho, aumentando o valor gasto com esses itens.

Verifique o comprimento do avental e se ele protege amplamente até a altura dos joelhos. O comprimento da touca árabe deve proteger totalmente o pescoço e parte dos ombros do trabalhador. A viseira precisa ter uma espuma frontal interna de boa qualidade, caso contrário, pode absorver calda e gerar sério risco de contaminação.

Observe se o tamanho das vestimentas não encolhe após a lavagem. Lembre-se que é importante a durabilidade não só do tecido, mas da hidrorrepelência.

Todo EPI deve ter o CA — Certificado de Aprovação — emitido pelo Ministério do Trabalho, que garante o cumprimento da NR 31 e atesta o nível de proteção de segurança dos equipamentos. A NR 31 é uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho para a saúde e segurança, e atribui responsabilidades ao empregador e ao trabalhador rural.

Segundo a norma, é obrigação do empregador fornecer e manter o EPI limpo e adequado ao trabalho, assim como instruir e exigir o seu uso, treinar, fiscalizar e substituir os EPIs danificados ou vencidos. O não cumprimento de qualquer uma dessas ações pode gerar problemas trabalhistas ao empregador.