O Café Nosso de Cada Dia

O Café Nosso de Cada Dia

Grãos

O café tem uma história incrível e está presente em nosso dia a dia, podemos nos beneficiar desta bebida milenar que possui raízes históricas em nossa cultura.

História do café

Em nossa descoberta sobre a origem do café vamos descobrir uma história muito interessante começando pela África e nosso destino, começa na Etiópia.

O café tem suas raízes na Etiópia, por conter em seu território plantas nativas, na floresta onde animais consumiam o fruto, além de serem utilizadas no consumo doméstico e comercial.

E o interessante ė que o café etíope Yirgacheffe é um dos melhores do mundo, além de possuir 2 variedades de café que são o Sidamo e o Harrar

Outro aspecto importante é no seu cultivo, por não utilizarem produtos químicos e ter condições favoráveis para o seu desenvolvimento. Sem dúvida na história do café a Etiópia tem um papel fundamental em sua origem, cultivo e divulgação para o mundo.

Origem e História do Café do Mundo para o Brasil

No mundo todo o café marcou a vida das pessoas, sua cultura e história, mas no seu dia a dia como o café faz parte da sua vida?

Você gosta de tomar café de manhã ou a tarde? Com adoçante ou açúcar? Seja em qualquer momento o café já faz parte da nossa vida e assim seu espaço foi conquistado através do tempo.

Como em 1574 quando no Cairo as cafeterias se popularizavam, ganhando um aspecto social.

Um país que contribuiu com este processo foi a Turquia, com a primeira cafeteria em 1475 chamada Kiva Han.

E na ocidentalização o café ganha um marco importante, no seu consumo e popularização na Europa, e não demora para chegar no Brasil, que foi em 1727, por Francisco de Melo Palhete. 

Tipos de cafés

Um ponto importante na história do café no Brasil foi sua relevância como principal produto a ser exportado entre os sécs. XIX e inicio do século XX.

Além da relevância econômica do café podemos observar que durante seu cultivo, existiram algumas espécies e variedades no Brasil, que se destacaram. Como o café Arábica que possui maior sabor e qualidade, assim como variedades.

Suas variedades são o Mundo Novo, Bourbon, Laurina, Catuí, Acaiá, Icatu, Topázio e Caturra. Cada uma destas variedades de café Arábica se deve a sua qualidade, variabilidade genética e por ser a espécie mais cultivada no país.

Além do café Arábica temos a espécie  Coffea canephora mais conhecida como Robusta, que possui maior resistência a praga e doenças e que tem a Conillon como uma de suas variedades mais comuns.

A produção do café Arábica se concentra em estados como, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia, além de algumas partes do Espírito Santo.

Exportação e Negócios

O Café Nosso de Cada Dia 2
Foto: Pixabay

O café nosso de cada dia tem seu destaque no mundo e em nossa rotina, mas também está conectado aos negócios, por ser um produto de exportação e ter um destaque para o Brasil como maior produtor de café do mundo.

O café no Brasil ė exportado para países como, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Japão, Bélgica entre outros. E sua principal forma de exportação é o café em grãos.

O café está em todos os lugares e em nossa vida porque seus benefícios são enormes para saúde, porque fortalece o coração, protege contra o Alzheimer, além de fortalecer a memória e muitos outros benefícios para a saúde.

Sem dúvida desde sua origem e história até os dias atuais, o café nosso de cada dia, tem uma relevância muito grande no cenário histórico, econômico e cultural da humanidade. Proporcionando sempre momentos de bem estar para nos dar energia em nossa vida que ė bem corrida não ė mesmo.

Equilíbrio e Curiosidades

O Café Nosso de Cada Dia 3
Foto: Pixabay

Mas assim como qualquer bebida o consumo do café deve ser moderado e você sabe porquê?
Porque seu excesso pode trazer insônia, irritabilidade e tensão muscular. Além de poder gerar dor estomacal.
Mas Sabemos que seus benefícios são enormes para saúde, mas o que fica de alerta é o excesso de consumo. Por isso é fundamental manter o equilíbrio para desfrutar de um consumo benéfico e prazeroso que o café proporciona, direcionando seus benefícios para nossa saúde.

Assim como o café foi descoberto em suas origens na etiópia, trouxe um enriquecimento ao nosso paladar e aroma e aprender a tomar café foi um processo histórico e social para que a bebida fosse um hábito em nossa vida.

Seja quando as primeiras cafeterias surgiram e sua expansão comercial se estruturou, o café ganha forma e alcança mundo, e sua variedades surgem como processo natural de cultivo e melhoria do produto.

E nós como consumidores ganhamos com esta variedade e qualidade do café, e levando em consideração este aspecto você sabia que o café mais caro do Brasil, vem de uma ave?

Sim através do seu processo digestivo e dejetos é conferido ao café um sabor especial, pois o grão é expelido inteiro e através das fezes do Jacu, uma espécie nativa da mata atlântica. Com este processo se tem um café único criado com a digestão desta ave.

Café de Jacu

O Café Nosso de Cada Dia 4
Foto: Pixabay

Parece estranho imaginar tomar um café assim, mas ele é consumido aqui no Brasil e no mundo, por sua peculiaridade em ter uma ave no processo. Outro fato interessante é que este café foi desenvolvido no interior do Espírito Santo na fazenda Camocim e tem inspiração em um evento parecido, que ocorreu na região da Sumatra. Com Gambas que também comiam grãos e os expeliam inteiros e tinham também um sabor que diferenciava o café.

Nestes dois exemplos podemos observar que tem uma relação ecológica entre o habitat animal e a extensão de plantio do café, que ao mesmo tempo, permitiu criar uma alternativa para cultivar o café com a presença destes animais. Que sem dúvida se tornaram importantes para dar ao café características únicas e especiais para sua produção e consumo para o Brasil e o mundo.

Quer saber mais sobre o café? Curiosidades, tendências e mercado?  Fique atento aos próximos posts aqui no site e descubra mais sobre o café e sua importância para o mundo. Além de temas relevantes, que vão enriquecer o seu conhecimento.