A curiosa e valiosa história da Soja

História da Soja

Destaques Grãos

A curiosa e valiosa história da Soja

Por redação

A soja que cultivamos hoje é muito diferente de seus ancestrais. São plantas baixas que crescem na costa leste da Ásia, principalmente ao longo do rio Yangtze, na China. Sua evolução começou com o surgimento de plantas híbridas naturais entre duas espécies silvestres de soja domesticadas e aprimoradas por antigos cientistas chineses.

A primeira referência aos grãos ocorreu no período entre 2.883 e 2.838 aC, quando a soja era considerada os mesmos grãos sagrados do arroz, do trigo, da cevada e do milho. Um dos primeiros registros de grãos está no livro “Peng Cao Kongmu”, que descreveu as plantas chinesas para o imperador Sheng Nong. Para alguns autores, as referências à soja são ainda mais antigas, referindo-se ao “Livro das Músicas” publicado em chinês antigo.

Até cerca de 1894, quando a Guerra Sino-Japonesa terminou, a produção de soja estava limitada à China. Embora seja conhecido e consumido pelas civilizações orientais há milhares de anos, não foi introduzido na Europa até o final do século 15, a título de curiosidade, nos jardins botânicos da Grã-Bretanha, França e Alemanha.

Na segunda década do século 20, o teor de óleo e proteína dos grãos passou a despertar o interesse da indústria mundial. No entanto, devido às condições climáticas desfavoráveis, as tentativas comerciais de introduzir o cultivo de grãos na Rússia, no Reino Unido e na Alemanha podem ter fracassado.

soja brasileira valores e historia

No Brasil

No final da década de 1960, dois fatores internos fizeram com que o Brasil passasse a tratar a soja como produto comercial, o que afetou posteriormente o padrão de produção mundial de alimentos. Naquela época, o trigo era a principal cultura do sul do Brasil, depois do trigo, a soja passou a ser a escolha do verão. O Brasil também começou a trabalhar duro para produzir suínos e aves, gerando demanda por farelo de soja.

Em 1966, a produção comercial da soja tornou-se uma necessidade estratégica, com uma produção nacional de cerca de 500.000 toneladas.

Em meados da década de 1970, a disparada do preço da soja no mercado mundial despertou mais agricultores e o próprio governo brasileiro. O país se beneficia de uma vantagem competitiva em relação a outros países produtores: a circulação das safras brasileiras ocorre durante a baixa temporada nos Estados Unidos, quando os preços atingem os maiores preços. Desde então, o país tem investido em tecnologias para adaptar as lavouras às condições brasileiras, processo liderado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

O investimento em pesquisas levou à “tropicalização” da soja, pela primeira vez na história que esse grão pode ser cultivado com sucesso nas baixas latitudes entre os trópicos de Capricórnio e o Equador.

Ciclo da soja

A soja

O consumo de produtos orgânicos pela sociedade está aumentando a cada dia. Atualmente, eles são produzidos desde o tomate até a carne orgânica. A soja é um dos produtos que conquistou o consumidor europeu e recentemente o brasileiro.

A soja orgânica não contém produtos químicos como herbicidas, fungicidas e pesticidas e também é um bom investimento para pequenos produtores. Além disso, em geral, os custos de produção são menores do que os sistemas tradicionais. Para a agricultura familiar, o plantio de soja para consumo humano tornou-se mais uma opção de renda.

Existem muitas variedades de soja, a mais famosa e a mais cultivada é a amarela. Existem duas outras versões que também são conhecidas e oferecem benefícios para a saúde. São eles: edamame e soja preta.

A soja preta tem os mesmos benefícios que a soja, mas também tem outras vantagens. De acordo com um estudo da Universidade Católica da Coréia, os grãos ajudam a perder peso, de acordo com um estudo da Universidade Católica da Coréia do Sul.

Ela possui antocianinas, fitoquímicos que proporcionam o pigmento escuro à soja preta, e são capazes de agir nas células que armazenam gorduras em nosso corpo e favorecer a perda de peso. Este grão ainda possui cinco a sete vezes mais antioxidantes, chamados fitoesteróis, do que a amarela.

O pigmento preto que reveste esta soja forma uma espécie de casca em torno do grão o que ajuda a conservar melhor os seus nutrientes.

O edamame é a soja com os grãos ainda imaturos. Ela é interessante para a saúde por ser rica em proteínas, minerais e vitaminas A e C. Porém, o alimento possui baixa quantidade de isoflavonas.

Dados econômicos

Soja no mundo
Produção: 362,947 milhões de toneladas
Área plantada: 127,842 milhões de hectares
Fonte: USDA (08/06/2021)

Soja no Brasil (maior produtor mundial do grão)
Produção: 135,409 milhões de toneladas
Área plantada: 38,502 milhões de hectares
Produtividade: 3.517 kg/ha
Fonte: CONAB (Levantamento de 05/2021)

Soja nos EUA (segundo produtor mundial do grão)
Produção: 112,549 milhões de toneladas
Área plantada: 33,313 milhões de hectares
Produtividade: 3.379 kg/ha
Fonte: USDA (08/06/2021)

Mato Grosso (maior produtor brasileiro de soja)
Produção: 35,947 milhões de toneladas
Área plantada: 10,294 milhões de hectares
Produtividade: 3.492 kg/ha
Fonte: CONAB (Levantamento de 05/2021)

Paraná
Produção: 19,872 milhões de toneladas
Área plantada: 5,618 milhões de hectares
Produtividade: 3.537 kg/ha
Fonte: CONAB (Levantamento de de 05/2021)

Rio Grande do Sul
Produção: 20,164 milhões de toneladas
Área plantada: 6,055 milhões de hectares
Produtividade: 3.330 kg/ha
Fonte: CONAB (Levantamento de de 05/2021)

Goiás
Produção: 13,720 milhões de toneladas
Área plantada: 3,694 milhões de hectares
Produtividade: 3.714 Kg/ha
Fonte: CONAB (Levantamento de de 05/2021)

Consumo interno (processamento) de soja em grão (Abiove): 46,845 milhões de toneladas em 2020 (estimativa em 14/05/2021).
Exportação de soja em grão (Agrostat): 74,1 milhões de toneladas – U $28,561 bilhões (2020).
Exportação de farelo (Agrostat): 16,7 milhões de toneladas – U $5,910 bilhões (2020).
Exportação de óleo (Agrostat): 1,0 milhões de toneladas – US $0,761 bilhão (2020).
Total exportado (Agrostat): U $35,232 bilhões (2020).