implementosagricolas

O que são os implementos agrícolas?

Máquinas e Equipamentos

Os implementos agrícolas podem ajudar a otimizar a produção no campo

Por redação

Conheça alguns dos equipamentos mais utilizados e entenda as suas funções.

Apesar da crise trazida pelo novo coronavírus, o agronegócio se manteve firme no cenário nacional, se tornando uma das principais apostas da economia brasileira para a superação da recessão. Em agosto de 2020, foi registrada a maior safra agrícola da história de todo o Brasil, com cerca de 254 milhões de toneladas de grãos colhidos.

O que são os implementos agrícolas?

Os implementos agrícolas são equipamentos mecânicos capazes de ajudar o agricultor em todas as etapas de produção, facilitando desde a preparação do solo até o transporte das colheitas. Assim, agilizam e aumentam a eficiência de processos, otimizando a produção no campo.

Quais são os 9 implementos agrícolas mais utilizados?

1. Arados

O arado é um dos equipamentos mais utilizados na preparação do solo. Formado por lâminas de metal, ele ajuda a cavar, cortar e revolver o solo, removendo as camadas compactadas que ficam em sua superfície. Dessa forma, torna a terra mais aerada e preparada para receber sementes, irrigação, adubos e outros insumos.

Sem ele, os agricultores teriam que usar ferramentas manuais para cumprir a etapa, o que demandaria muito mais esforço e tempo. Os arados podem ser de dois tipos: de aiveca e de disco.

Arado de aiveca

Com as lâminas em formato de “V” — as chamadas aivecas — o arado de aiveca permite o rompimento de camadas mais profundas do solo. Dessa forma, aumenta a capacidade do solo de incorporar os resíduos das colheitas. Ele ainda é mais leve, por isso exige menos força de tração.

As aivecas podem variar bastante de acordo com as características e necessidades do solo. Por exemplo, em solos leves e arenosos, as mais curtas e com curvaturas maiores são mais indicadas, enquanto as com chapas cortadas são ideais para solos pegajosos por terem uma aderência menor ao solo.

Arado de disco

O arado de disco é formado por discos circulares que vão girando enquanto passam pelo solo. Assim, têm mais força para trabalhar em áreas com cascalhos, galhos, raízes e outros elementos que dificultam o processo. Apesar de facilitar a movimentação da terra, a forma redonda acaba exigindo mais peso para que o equipamento penetre no solo.

Também existe uma grande variedade de arados de discos, que podem sofrer variações na quantidade e no tamanho das lâminas, além da largura do sistema como um todo.

2. Subsolador

O subsolador é outro implemento usado para a descompactação do solo. Ele é fundamental em áreas que têm a superfície da terra muito endurecida, seja por causa do transporte de máquinas muito pesadas, como caminhões e tratores, ou de outros processos de preparação do solo realizados em excesso.

O equipamento conta com hastes de 30 cm a 1,01 m, que diminuem a resistência do solo à inserção de raízes e à drenagem. Assim, ajuda a evitar o encharcamento e o escoamento superficial, reduzindo também o desperdício de água.

O que diferencia o subsolador do arado é o alcance de profundidades maiores, o que o torna mais eficaz na descompactação do solo. No entanto, o implemento não pode ser visto como um substituto do anterior por não ser usado para revolver a terra.

3. Semeadora

A semeadora tem como principal função a introdução das sementes no solo, que acontece de acordo com o espaçamento, a densidade e a profundidade ideais para o desenvolvimento de cada cultura. O equipamento também é capaz de proteger as sementes, evitando que elas se danifiquem durante o processo de semeadura.

Com o passar do tempo, o implemento foi evoluindo e passou a realizar outras tarefas além da deposição das sementes. Uma delas é a adubação do solo, feita pelas chamadas semeadoras-adubadoras.

A grande vantagem é que o processo de adubação acontece ao mesmo tempo que o do plantio, fertilizando a terra que está em volta da semente. Ou seja, ambos os processos podem ser realizados com muito mais rapidez e menos esforços.

4. Pulverizador

A aplicação de produtos fitossanitários — substâncias químicas ou biológicas que ajudam a fazer o controle de pragas — e de fertilizantes é muito comum em grandes plantações. Isso porque esses produtos ajudam a proteger a lavoura contra doenças, insetos e pragas e garantem que as plantas tenham todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Os implementos responsáveis por essa aplicação são os pulverizadores, que distribuem substâncias líquidas em pequenas partículas sobre as plantações. Assim, produtos químicos, fertilizantes ou nutrientes chegam nas quantidades certas para as necessidades de cada local.

Existem dois tipos de pulverizador que são mais utilizados:

atomizador: uma corrente de ar em alta velocidade permite a pulverização de produtos em grandes distâncias;
barra: equipamento que conta com uma barra e vários bicos para aplicação. Pode ser acoplado a um trator, cobrindo um grande espaço em pouco tempo.

5. Roçadeira

A roçadeira, também conhecida como ceifadeira, é utilizada para aparar grama ou ervas indesejadas nas plantações. Com um conjunto de corte formado por cabeçotes e lâminas retas ou curvas, elas podem ser acopladas em tratores ou podem ser usadas manualmente, caso a limpeza seja feita em locais mais estreitos.

6. Rolo faca

Após a colheita, o solo deve ser preparado para outro ciclo de plantio. O rolo faca é um grande rolo de metal que fica conectado ao trator e, passando sobre o solo, faz a picagem dos restos de plantas que permanecem na área de produção. Assim, mata esses restos e impede que eles brotem novamente.

Além de reduzir o tempo entre um plantio e outro, o rolo faca também ajuda a aumentar a velocidade com a qual os nutrientes das plantas picadas são incorporados no solo.

7. Escarificador

Comparado ao arado tradicional, o escarificador possui algumas diferenças importantes. Ele é utilizado para o preparo do solo, porém quebra a compactação causada pelo uso de outros implementos agrícolas. Com isso, o solo fica menos suscetível a erosões.

O escarificador pode ser usado em solos totalmente secos, mas não substitui por completo o uso de outros implementos agrícolas, como o arado e a grade pesada.

8. Enxada rotativa

Também utilizadas no preparo de solo, a enxada rotativa tem a vantagem de preparar o solo em uma única operação. Elas são compostas por flanges e lâminas cortantes, que giram sob um mesmo eixo.

A ferramenta é muito usada no manejo de ervas daninhas e na aplicação de fertilizantes e corretivos de solo. Ela pode ainda ser regulada para variar a profundidade de suas lâminas, aerando o solo da maneira mais correta possível.

9. Grades

As grades são utilizadas para melhorar as condições de semeadura, germinação e desenvolvimento das plantas das lavouras. Utilizadas em tratores, elas desagregam e quebram torrões, nivelam o solo, picam e incorporam insumos aplicados e restos de cultura, estes, de forma superficial.

As grades podem ser de dentes, discos ou molas e precisam ser manuseados com cautela, pois podem causar prejuízos ao solo, tornando-o menos produtivo